TOTUS TUUS
Foi-me pedida uma palavra de apresentação para este livro: Totus Tuus. Para isso, ocupei-me em lê-lo. Foi uma leitura dinâmica, dado exiguo tempo que tive para tal fim. Começo dizendo que não se trata de um compêndio de Teologia nem de um trabalho filosófico. É uma orientação, prioritariamente, para os que desejam se consagrar. Totus Tuus, lembrando o lema do saudoso João Paulo II, como se apresenta no subtítulo, é um manual de consagração a Jesus pelo Método de São Luis Maria Montfort. Independentemente da consagração, pode ser lido por todos e, creio, a todos fará muito bem. Inclusive, neste manual, encontra-se resumidamente o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria”, livro de autoria de São Luis M. G. de Montfort.
Apesar de não ser um livro de Teologia, é bom lembrar que a Consagração não é uma realidade independente. Ela está dentro de uma lógica ou contexto que tem como ponto de partida o seguimento de Jesus Cristo, que é o consagrado por excelência. Ser discípulo e seguidor de Jesus é tarefa de todos. “Aprendei de mim...” (Mt 11,29), “Assim como eu fiz, façais...” (Jo 13,15), “Sem mim nada podeis...” (Jo 15,5) são expressões de Jesus que devem surtir efeito na vida das pessoas. A consagração nos leva ao encontro com Jesus porque é feita a Ele e n´Ele. Tudo o que venha a contribuir para este encontro com Jesus deve ser abraçado. O método de São Luis de Monfort, ajuda muito. Pois, toma Maria de Nazaré como referência. E, na verdade, Nossa Senhora é mãe exemplar, que sabe lidar com seu divino Filho, como também sabe ser canal, e não barragem, para conduzir as pessoas até Ele. Quem chega até Maria, e que é devoto dela, não para nela porque ela sempre aponta para Jesus. “Façam o que ele disser” (Jo 2,5).
Este manual é fruto de uma gama de práticas piedosas e existenciais de seus autores, busca de maior intimidade com Deus e preocupação com as pessoas, vivência de espiritualidade mariana/monfortina, reflexões em torno de passagens bíblicas e textos de espiritualidade, vivência conjugal e familiar, sem esquecimento da eucarístia.
Os autores desta obra são o casal Dr. César e Mara, médico e pedagoga. Conheço bem este casal no seio da Igreja. Juntamente com o Pe. Flávio Jerônimo do Nascimento (Diocese de Mossoró/RN) fundaram uma casa Mariana e Eucarística, uma comunidade denominada “Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus”. Sou testemunha de sua militância de leigos consagrados e comprometidos com a Igreja. Como árvore boa só dá bons frutos, há de se convencer de que a obra, produzida por tal casal, seja um bom fruto. Que os leitores possam degustá-la da melhor maneira possível. Que Deus abençõe este casal e todos os leitores do livro Totus Tuus.
—————
''Livro para se consagrar a Jesus
pelas mãos de Maria.''
SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
E O PODER DA DEVOÇÃO AO ROSÁRIO
DE NOSSA SENHORA
Como a saudação angélica foi o princípio da redenção do mundo, é necessário também que essa saudação seja o princípio da conversão dos hereges; que assim, pregando o Rosário que contém dozentos Ave Marias, você verá um sucesso maravilhoso em seus trabalhos e os mais empedernidos sectários se converterão aos milhares.
O Sacramaneto da Penitência
"O sacramento da Penitência é necessário para se salvarem a todos aqueles que, depois do Batismo, cometeram algum pecado mortal. Este sacramento tem virtude de perdoar todos os pecados, por muitos e grandes que sejam, contanto que se receba com as devidas disposições" (Catecismo de São Pio X)
“O Concílio (Vaticano II), por piedade, acabai com ele depressa!” (São Padre Pio de Pietrelcina);O Santo Padre Pio jamais celebrou a Missa Nova, tendo escrito imediatamente a Paulo VI, pedindo-lhe fosse dispensado dessa experiência litúrgica e pudesse continuar a celebrar a Missa de São Pio V, o que lhe foi concedido